;-)

sábado, 8 de outubro de 2011

Dança de Rua (Street Dance)




Origem da Street Dance
      Com influência da Jamaica e de Porto Rico, a Street Dance se consolidou nos Estados Unidos no fim da década de 1960. Imigrantes negros vindos desses países misturavam ritmos de break com palavras de protesto.
    A dança chegou ao Brasil por volta dos anos 90 e foi difundida rapidamente, principalmente na periferia. Isso aconteceu pela necessidade que essas pessoas tinham de expressar uma arte misturada com protesto. No começo, a dança era mais voltada para os homens, mas, atualmente, há muitas mulheres dedicadas à Street Dance. Os vários tipos de dança de rua desenvolvidos no Brasil derivam, basicamente, da música negra norte-americana.
    Nos anos 1960, o cantor James Brown catalisou os primeiros passos do funk, abrindo caminho para outras manifestações corporais. Mais tarde, a dança de rua se ramificaria no movimento hip hop (do inglês hip, quadril, e hop, pulo) e no street dance, que, por sua vez, se subdivide em três: o breaking,o locking e o popping.





Estilos

Existem dois tipos de street dances:
1.   Street dances vinculada a Cultura Hip Hop, grupos ou crews;
2.   Street dances vinculada às academias e estúdios de dança.
Podemos caracterizar o Street Dance como:
§  Um trabalho de coordenação motora com ritmo e musicalidade;
§  Um Ritmo,onde se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobáticos coreografados, saltos e saltos mortais.
§  Uma dança com maioria de dançarinos homens, porém hoje encontra-se um maior espaço para as mulheres.
§  São usadas músicas que tenham batidas fortes e marcantes,algumas músicas eletrônicas e em geral músicas cantadas em cima dos breakbeats.
A Street Dances quando vinculada ao movimento Hip Hop (Hip do inglês - quadril; Hop - pulo) toma um outro sentido na história e em sua formação.
Existem vários estilos de dança dentro do Hip Hop, entre eles temos:
1.   O Breaking, executados pelos B.Boys ou B.Girls
2.   O Locking, executados por lockers
3.   O Popping, executado por poppers
4.   O Hip Hop Dance (New School Hip Hop Dance), executado pelos hip hoppers
5.   As Social Dances (passinho de dança de dançeteria)
   O "Break Beat" é a batida de fundo repetitiva muito conhecida pelos Mcs em seus shows, os Djs entram e tocam a música e os dançarinos (b.boys ou b.girls) fazem a sua dança nessa batida da música.
Difere-se do Hip Hop Dance que neste caso utiliza-se das danças sociais conhecidas como, harlem shake, happy feet, monastery e etc. Em outras palavras, o Hip Hop é um estilo de dança mais dinâmico, já que este veio de outras danças sociais.
Uma das grandes características vinculada ao Hip Hop é a improvisação, que algo momentâneo e acontece com mistura de linguagens entre, encenação teatral, mímica e dança. Tem o seu nascimento nos Estados Unidos da América, o leste e o oeste norte americano tem expoentes diferentes de estilos e de representantes no Street Dances.
Dança de Rua - Origem e conceitos
  •    HIP HOP - Conjunto de quatro formas artísticas distintas chamadas de elementos (DJ, MC, GRAFITE, DANÇA). Daí a sua complexidade, uma cultura híbrida, sempre em movimento, em evolução constante.
   Estas formas artísticas foram surgindo no ambiente urbano de Nova York, cidade dos Estados Unidos, na passagem dos anos 60 para os anos 70. O termo foi criado pelo então DJ Afrika Bambaataa, fundador da organização Zulu Nation, referindo-se ao movimento dos quadris.
  •    Breakdance – Termo lançado pela mídia quando esta dança teve seu boom nos anos 80 nos EUA.
  •    Street Dance é uma denominação para se identificar os estilos de dança que surgiram nos guetos americanos.
   A Dança de rua é formada pôr vários estilos, todos eles influenciados pela dança funk. Tudo que não é Clássico (acadêmico) é Street.   Street apesar de significar Rua, não quer dizer que todos os estilos surgiram exatamente nas ruas. Quer dizer apenas que veio do povo da cidade, que não é acadêmico. Como Street Wear, à moda das Ruas; ela está lá, mas não é feita lá.
   Dos estilos de dança urbana, apenas o B.Boying foi criado exatamente nas ruas, durante as Block Partys (festas de rua), que deram origem à Cultura Hip Hop. Os demais estilos de dança tiveram diferentes ambientes para sua criação como, Clubs (danceterias), programas de TV, etc…
   Nos dias de hoje quando se diz Street Dance ou Dança Urbana Americana você entende por: Locking, Up Rocking, Popping, Boogalooing, B.Boying, Freestyle Hip Hop e House Dance.