;-)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Saiba mais sobre o Estilo Retrô

Moda Retro (Fashion Retro)

Moda Retro, também chamado Fashion Retro ou New old (Novo velho), é um estilo de vestuário que consiste em usar roupas usadas no passado. Esta forma de vestuário, muitas vezes inclui roupas e acessórios que são característicos de determinado período, que marcaram época; muitas pessoas usam de forma exagerada e em combinações com roupas atuais. Exemplos são: bolsas de couro dos anos 50, jeans Boca de Sino, grandes óculos, chapéus, jaquetas funky (vulgarmente Adidas Classics) e sapatos, gravatas de pequeno porte, lenços chiffon, equipamentos desportivos, etc. Maquiagem também pode ter uma parte na moda retro feminina, com os pontos focais estando fortemente alinhados aos olhos e batom vermelho, penteados como Pompadours, rabos de cavalo, e ducktails podem ser adotadas, bem como os estilos que o modelo das estrelas de cinema dos anos 1940 e 1950.

Estampas

As estampas mais usadas no estilo retrô são as de poá e liberty. Pra quem não sabe, poá são estampas de bolinhas, que podem ser grandes (pra quem quer ser mais descolada) e as pequenas, que dão um ar bem mais  romântico. Amanda Seyfried posou para a revista Teen Vogue com um estilo retrô (com poás) e ficou demais! Veja:

Amanda Seyfried
Foto: Reprodução/Teen Vogue
Dica: Para ficar ainda mais retrô, tente usar poás com colar ou pulseira de pérolas. Sapatilhas, scarpins de bico redondo também dão um charme pra quem curte um estilo mais bonequinha.

Já as estampas liberty têm vários estilos e são chamadas assim por causa de seu criador Arthur Liberty. São estampas de flores pequeninas e delicadas. Estampas floridas e com elementos da natureza eram muito usadas no passado e agora voltaram com tudo para o mundo fashion. A estampa Liberty pode ser usada de várias maneiras, inclusive do jeito que Ashley Greene optou:

Ashley Greene

Cintura alta

O estilo retrô é bem caracterizado pelas roupas de cintura alta. Taylor Swift e Katy Perry são exemplos de quem usa esse look corretamente. Para ficar bem diva, é sempre legal combinar as roupas com colares dourados delicados, pérolas e lacinhos no cabelo. Lembrando que flores no cabelo, tiaras e lacinhos são fofos e retrô. Outra característica desse estilo são os sapatos bonequinha. Veja:

Katy Perry
Foto: Michael Elins/Divulgação/EMI

Taylor Swift
Foto: Grosby Group

Outros estilos

Também é importante lembrar que o estilo retrô é composto de óculos coloridos e grandes, chapeus de vários estilos e vestidos até o meio da canela. Pra se inspirar, é só dar uma olhadinha no look da Pitty e da Selena Gomez nas gravações de Love You Like a Love Song:

Pitty
Foto:Fabio Guinalz/AgNews
Selena Gomez
Foto: Grosby Group
Curtiram? Quem aí gosta desse estilo charmoso?






Veja algumas imagens

Moda Retro (Fashion Retro)