;-)

sábado, 29 de janeiro de 2011

A origem do twitter.

Como surgiu o TWITTER?

twitter 2
Twitter (pronuncia-se “tuíter”) é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo.
Afinal, como surgiu essa ideia que deu tão certo?
A resposta é simples: Atitude e Paciência

Aos quinze anos observava

Aos quinze anos, Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter era obcecado pela ideia de como funcionava as cidades. Chamava muito sua atenção o diálogo entre os taxistas, que iam relatando os lugares por onde passavam. Quando chegou aos 20 anos, percebeu que sabia o que faziam os bombeiros, os enfermeiros, a polícia e notou que só não sabia o que faziam seus amigos.
Em 2006, já era uma ferramenta interna de sua empresa, que ele resolveu compartilhar com o mundo.

Surge a ideia do software

A ideia nasceu em 1992, inspirada no software de rastreamento dos taxistas. Se os profissionais se beneficiavam do aplicativo porque não as outras pessoas, pensava Dorsay. Passou-se muito tempo. Só foi possível concretizar o projeto em 2006 quando convenceu Evam Willians, criador do Blogger, a apostar no desenvolvimento.

Poucas palavras

Jack, de poucas palavras, diz que “com poucos caracteres as pessoas são mais espontâneas, mais instantâneas. A ideia é minimizar os pensamentos.”
Outra razão para que demorasse quase 20 anos para que fosse lançado é que com o celular as pessoas podem agora, acompanhar passo a passo o que estão fazendo seus amigos, ou as pessoas que seguem. “O Twitter nasceu para o celular. Foi por isso que só estreou em 2006, porque havia tecnologia para isso”

Rede social

Apesar de ser uma rede social, o Twitter é um lugar de autopublicação onde pessoas colocam links, falam de seus projetos, divulgam notícias. “Não há regras. Uns falam sobre a vida ou postam links; outros ‘twittam’ das férias. É um serviço que está se definindo. A tecnologia é nova. Todos os dias as pessoas acham novas utilidades.”, complementa Dorsey.
O Twitter foi plataforma de campanha de Barack Obama. O Oscar foi comentado ao vivo por muitos usuários. Serviu de ajuda para relatos de ataques como o que aconteceu em Mumbai em 2008, ou o terremoto que acometeu em São Paulo.

Conclusão

Está ai, muita gente conhecendo, interessadas e a tendência é virar algo obrigatório, pelo menos pra quem vive da tecnologia. O importante é ressaltar que uma oportunidade pode estar ao seu alcance todos os dias, basta ter um olhar apurado para os acontecimentos, os comportamentos das pessoas e suas necessidades.
Preste atenção, pois a qualquer hora você pode “tropeçar” em uma ótima ideia.