;-)

sábado, 18 de dezembro de 2010

O primeiro post num blog


A coisa mais estranha de se fazer num blog é o primeiro post. Na hora de começar, você ainda não entrou no pique, ainda não olha o que está a seu redor e pensa “preciso fazer um post sobre isso”.
Em muitos casos, você nem sabe direito o que vai fazer de seu blog: só aproveitou aquele tempinho que sobra pra fazer a inscrição na ferramenta e pronto.
Tradicionais são os posts de apresentação, como o de Paulinha, do Conciliábulo.
É claro que tem gente que nem pisca, começa a postar e nem faz referência nenhuma ao primeiro post, como fez Eduardo, do Tubaranhão.
E nem pense que são só os que não estão acostumados a escrever que são meio tímidos na primeira mensagem. O escritor de quadrinhos Neil Gaiman, que vive de escrever, nem suou a camisa pra iniciar seu diário online. Tascou um “Este diário está aberto“, e pronto.
O pessoal do Ambiente amazônico, que começou hoje o seu Blig sobre paisagismo, teve como primeira mensagem “Estar de bem com a natureza faz bem para a vida“.
Quem vai fazer um blog temático sofre menos (Teoricamente. Eu levei uns bons dias até encontrar a perfeita solução, um primeiro post sobre primeiros posts!): é só explicar na primeira mensagem o assunto do blog, como fez Gary Payton, um dos melhores jogadores de Age of Empires do mundo.
O jeito mesmo é meter as caras e começar. Os primeiros textos podem parecer estranhos pra você, mas aposto que rapidinho você pega o ritmo! :)